Você tem uma boa saúde digestiva?

Se a sua saúde digestiva estiver comprometida, ela pode ser causa de vários problemas, como desconfortos e até algumas doenças mais graves. É necessário estar atento a alimentação, a pratica de exercícios e até mesmo ao seu emocional, pois são coisas que afetam diretamente a sua saúde.

Alguns distúrbios digestivos como distensão abdominal, constipação, diarreia, azia, queimação, refluxo gástrico, gazes gastrites ou até mesmo doenças como úlceras, câncer de esôfago, câncer de estômago e câncer colorretal, são os mais comuns e são causados por uma má saúde digestiva.

‘’Dados da Organização Mundial de Gastroenterologia revelam que, em média, 20% da população mundial sofre de problemas gastrointestinais. Desse total, cerca de 90% não procuram um médico para solucionar o problema e acabam recorrendo à automedicação ou nada fazem.’’

Alguns hábitos são necessários e indispensáveis para a prevenção das doenças, veja abaixo algumas práticas que irão cooperar para uma boa saúde do seu aparelho digestivo:

  • Mantenha-se hidratado: a água ajuda a dissolver gorduras e fibras solúveis, evitando a prisão de ventre, é de extrema importância sempre manter o seu corpo hidratado, não deixe para consumir água apenas quando sentir sede. Priorize o consumo de água com uma frequência maior, faça disso um habito na sua rotina diária. A água atua em todas as funções do corpo.
  • Controle o estresse: muito estresse ou ansiedade podem fazer com que seu sistema digestivo trave, pois sua regularidade depende bem boa medida de fatores emocionais.
  • Alimentação e ingestão de fibras: Fibra solúvel atrai para si a água e ajuda a melhorar a qualidade das fezes. Boas fontes de fibras insolúveis incluem farelo de trigo, legumes e grãos integrais. Para obter fibras solúveis, aposte no farelo de aveia, nozes, sementes e legumes. É extremamente importante buscar por uma alimentação equilibrada, rica em variedade, explorando os grupos alimentares de forma balanceada, isso para que o seu organismo receba todos os nutrientes que ele precisa. Uma alimentação inadequada pode acarretar em várias doenças.
  • Evitar os alimentos ricos em gordura: em geral, alimentos gordurosos tendem a retardar o processo digestivo, tornando-o mais propenso à constipação. A proteína é uma parte essencial de uma dieta saudável, a alimentação é um fator crucial quando diz respeito a saúde do nosso aparelho digestivo. A ingestão de gordura, industrializados, embutidos e demais alimentos ultra processados, devem ser evitados sempre que possível, é necessário que haja também o controle de suas porções de açúcar e sal. Um grande impacto pode ser ocasionado a saúde dos que cultivam um alto consumo desses alimentos, trazendo grandes prejuízos. A ingestão de bons alimentos faz toda a diferença e mantem a energia e saúde do seu corpo.
  • Cigarros, bebidas alcoólicas e cafeína: Em excesso são hábitos que podem comprometer todos os seus esforços para manter a saúde em dia. Praticas assim afetam drasticamente a saúde, fumar e abusar de cafeína e álcool pode interferir negativamente no funcionamento do sistema digestivo.
  • Probióticos: São as bactérias saudáveis. Os probióticos melhoram a absorção de nutrientes, ajudam a fortalecer seu sistema imunológico, e podem ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável.
  • Acompanhamento medico e exames: Os exames de rotina têm variações de pessoa para pessoa, levando em consideração o sexo, a idade e a saúde, sendo todos, no entanto, fundamentais para a prevenção e a utilização do devido tratamento de possíveis doenças, partindo dos resultados dos exames. Procure seu médico para exames de rotina, pelo menos uma vez ao ano, esse monitoramento é fundamental, desta forma você poderá prevenir o aparecimento de algumas doenças e contribuirá para a proteção da sua saúde.

Uma vida saudável e equilibrada trará grandes garantias de prevenção, contra futuros ou até mesmo atuais distúrbios voltados para o seu aparelho digestivo.

Confira também:

Cuidados indispensáveis para manter a sua saúde em dia

Dieta para síndrome do intestino irritável

Agora você pode ter uma especialização em Goiânia ou na sua cidade, faça uma Pós Graduação EAD ou presencial. Clique no botão abaixo para conhecer os nossos cursos e tenha uma Pós Graduação em saúde.