Reabilitação: fisioterapia na melhor idade

 A fisioterapia é uma grande aliada de pessoas na melhor idade. Seja atuando na solução de sintomas ou no alívio de condições clínicas, a atividade contribui para o aumento da qualidade de vida da pessoa, melhorando aspectos como locomoção e disposição e, até mesmo, reduzindo riscos de incidência de problemas de saúde ligados ao movimento do corpo.

Quer saber mais sobre fisioterapia na melhor idade? Continue lendo este artigo.

Técnicas

Muitas técnicas foram desenvolvidas pelo campo da Fisioterapia para atender cada paciente em suas necessidades. Com a reabilitação de idosos isso acontece de forma ainda mais característica, pois na melhor idade é necessário pensar especificamente cada tipo de exercício para resolver a queixa do paciente, sem comprometer sua capacidade física ou força-lo a um desgaste, que pode comprometer não só o tratamento mas a sua saúde em geral.

  • Hidroterapia

É uma técnica muito utilizada para fortalecimento muscular. Por meio do exercício em água é possível acalmar a musculatura, melhorar a circulação, diminuir o estresse das articulações, oferecendo ao idoso a sensação de alívio e maior disposição para atividades cotidianas.

  • Termoterapia

Essa é uma técnica que utiliza calor para auxiliar a melhora corporal. A aplicação de calor aumenta a vascularização e flexibilidade dos tecidos. É possível perceber também o aumento da velocidade de metabolismo, de contração da musculatura e diminuição do risco de rompimentos diversos – músculos, tendões, entre outras estruturas.

  • Terapia manual

Com certeza é a técnica mais conhecida da Fisioterapia. Por meio dela é possível tratar e fazer manutenção da saúde muscular e esquelética, podendo ser desenvolvida tanto por meio do toque, quanto pelo uso de equipamentos de suporte.

Para além das técnicas de fisioterapia, é importante compreender que o ser humano é um sistema interligado e funcional. Para encontrar a melhor técnica para o paciente é preciso olhar não só para o benefício pretendido, mas para toda a situação clínica e para a sua história, refletindo sobre aspectos como atividades desenvolvidas ao longo dos anos – qual era a natureza da profissão da pessoa, quais atividades físicas praticava – e situação clínica – como está a saúde do paciente.

A melhor idade é uma fase que requer  cuidados. É necessário ter em vista que a reabilitação tem o potencial de melhorar o condicionamento físico, a saúde e a autoestima do paciente. Não seria interessante tentar encontrar a melhor técnica que consiga atrair todos esses benefícios?

Conheça o método de ensino do Instituto Health e nossos profissionais.