Por que a fitoterapia aplicada a prescrição é uma tendência no mercado?

Os métodos fitoterápicos fazem parte da humanidade, isso porque plantas medicinais são usadas há milhares de anos para tratamento de doenças.

“Todos os municípios brasileiros podem implementar o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) destinado à prevenção de doenças e de promoção e recuperação da saúde, nos diferentes níveis de complexidade do Sistema, com ênfase na Atenção Básica.” Ministério da saúde.

O ministério da saúde relata que os tratamentos à base de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos estão em ascensão, isso porque entre 2013 e 2015 a busca por esses produtos no SUS dobrou, crescendo 161%. A iniciativa deu origem através do MS, para garantir o acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos no país, declarando a promoção do uso sustentável e a biodiversidade.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais mostrou que o setor chega a movimentar de 400 a 500 milhões de dólares por ano no país.

A população tem uma ideia um tanto precipitada quanto ao uso de fitoterápicos, é comum achar que o que provém diretamente do natural, seja livre de qualquer dano a saúde, é um grande erro, como qualquer outro medicamento, existem contra indicações, e é necessário que haja a prescrição de um profissional capacitado. O profissional é indispensável no momento do tratamento que utiliza recursos fitoterápicos.
A prática tem uma forte relação com o mercado atual, fazendo com que seja uma opção favorável para os profissionais que se interessam nessa área. Vale ressaltar que com todo o crescimento dos projetos com plantas medicinais e fitoterápicos no âmbito nacional e internacional existe uma necessidade decorrente de profissionais atuantes nessa área. O profissional que incorpora a prescrição fitoterápica no seu consultório pode alavancar a sua carreira, sendo um diferencial, possibilitando variações de atendimentos, na intenção de alcançar um público maior.

Agora você pode ter uma especialização em Goiânia ou na sua cidade, faça uma Pós Graduação EAD ou Presencial. Clique no botão abaixo para conhecer os nossos cursos e tenha uma Pós Graduação em saúde.