"> O ensino digital não é uma tendência, mas uma realidade – ITH Pós-Graduação na Saúde

O ensino digital não é uma tendência, mas uma realidade

Muito se fala sobre o ensino digital hoje que nós conhecemos como o famoso EAD, principalmente devido ao momento de pandemia que estamos enfrentando. Foram mais de 1,5 bilhões de alunos do ensino básico a ficarem exclusivamente confinados em casa, o que resulta em aulas através de plataformas digitais.

O primeiro relato de ensino à distância foi feito em 1709 através de um curso de datilografia realizado por meio de correspondências e o primeiro relato nos Estados Unidos ocorreu em 1908. O ensino a distância é um meio de utilização de aprendizagem através de uma ferramenta mais acessível, trazendo uma praticidade para a rotina das pessoas e existe há muitos anos, trata-se de algo que está presente na vida de várias pessoas há bastante tempo.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico indicou para a União Europeia, juntamente com a Universidade de Harvard um estudo a respeito da necessidade de continuar o aprendizado, ainda que seja para crianças de dois anos de idade. O estudo traz a percepção de que se é importante levar em consideração o aprendizado de uma criança que está nos seus primeiros anos de vida, isso nos leva a entender o quanto é indispensável para um adulto que está no mercado de trabalho e que busca desenvolver novas habilidades. É de extrema relevância continuar o desenvolvimento de aprendizado nesse período de pandemia.

A FBV nos dá uma estimativa de que temos 420 milhões de smartphones no Brasil, ou seja, até mais do que a população atual no país. Hoje a população tem acesso a uma tecnologia avançada, isso nos mostra a era de tecnologia que estamos vivendo, de modo geral, não apenas isolado, é algo que está presente na rotina diária da sociedade, o que nos leva a entender que o ensino digital acompanha essa era tecnológica. A tecnologia coopera para que haja um maior acesso à educação de qualidade e que alcance mais pessoas, isso também devido aos valores mais acessíveis. O ensino a distância cresceu 196% nos últimos quatro anos, enquanto o ensino presencial cresceu apenas 10.6%.

Vale ressaltar que a qualidade do ensino como um todo, independente se é uma especialização presencial ou uma especialização ead, precisa ser mantida, tendo isso em vista, podemos entender que o conhecimento de qualidade que é passado é mais relevante do que a modalidade que está sendo ofertada.

O ensino hibrido é uma tendência mundial, isso porque são vários os conteúdos que podem ser ofertados a distância, acompanhado de situações que exigem presencialidade. O que proporciona a harmonia entre a junção dessas duas modalidades.

Hoje o profissional que é exigido no mercado, é um profissional que é protagonista e para ser protagonista, ele precisa de uma bagagem composta por liderança, conhecimentos tecnológicos, ser proativo e criativo, estar focado em soluções. Quando você tem acesso à tecnologia, automaticamente você condiciona o seu aprendizado a ter essas habilidades.

O IBGE traz dados de que 79,9% dos brasileiros vivem em lares com internet, fixa ou móvel. O que confirma a realidade digital na vida da população brasileira.

As informações atuais são rápidas e atualizadas, traz modernidade e os ensinos que são passados aos alunos, são inovadores, então o que a tecnologia nos proporciona hoje é algo muito diferente do que era oferecido anos atrás.

A plataforma digital é uma opção que traz metodologias ativas que fornece o peer instruction (método de ensino interativo, baseado em evidência) que tem grandes resultados de aprendizado.

A situação atual nos mostra o quanto o ensino digital já está consolidado, é de fato uma realidade no presente mercado. O período de pandemia é o momento de olhar para essa modalidade de ensino, como uma grande oportunidade de crescimento, de avanço profissional, acompanhar as mudanças e os avanços de maneira rápida e perspicaz irá agregar muito valor ao profissional.

Confira também:

O que você precisa saber sobre o ensino digital

Agora você pode ter uma especialização em Goiânia ou na sua cidade, através de uma Pós Graduação ead ou presencial. Clique no botão abaixo para conhecer os nossos cursos e faça uma especialização em saúde.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *