Nursing now e o ano de 2020 para o profissional de enfermagem

Os profissionais de enfermagem são essenciais na composição do sistema de saúde pública e privada.

Os dados mais recentes informados pelos Conselhos Regionais de Enfermagem, revelam que hoje no Brasil, são mais de 2 milhões de profissionais no setor.

O Coren de São Paulo trouxe em destaque a campanha global Nursing Now (Enfermagem Agora) que é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE) com o objetivo de promover e valorizar os profissionais da área.
O ano de 2020 será o ano internacional da enfermagem, e acompanhado dessa nova iniciativa da OMS e do CIE, o cenário de atuação para enfermeiros se tornará cada vez mais promissor.

“A enfermagem tem atuação voltada para uma assistência integral, com uma visão que contempla o paciente e todo o processo de saúde (prevenção e cuidado) e não apenas a doença em si. Esse perfil se torna cada vez mais fundamental em um cenário de aumento da expectativa de vida, uma vez que o envelhecimento da população exige cuidados preventivos e paliativos. Assim, sem a enfermagem, o acesso integral à saúde estaria comprometido. A campanha Nursing Now chega em uma boa hora”, declara a presidente do Coren-SP, professora doutora Renata Pietro.

Para os interessados sobre a nova iniciativa que tem como embaixadora a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, o Coren também divulgou as metas da campanha. Não deixe de conferir abaixo.

•  Deixar claro para políticos e tomadores de decisão em quais setores a enfermagem pode ter maior impacto. Alertá-los sobre o que impede os profissionais de enfermagem de atingirem seu pleno potencial e como lidar com esses obstáculos;
•  Fazer com que mais profissionais de enfermagem ocupem cargos de liderança;
• Garantir aos profissionais de enfermagem maior influência na definição de políticas de saúde nacional e global;
•  Difundir as práticas mais eficazes e inovadoras em enfermagem;
• Garantir mais investimento para a melhoria na educação, no desenvolvimento profissional, na definição de normas e para melhorar as condições de emprego para os profissionais do setor.

Será um ano de muita celebração para os profissionais da área de enfermagem, um ano que poderá proporcionar maior reconhecimento e valorização para o profissional, possibilitando reformas inovadoras para o cenário atual.

É importante ressaltar que as expectativas para as futuras mudanças na área da saúde, através dessa iniciativa que está crescendo em vários países pelo mundo, são grandes.