Gestão, segurança e acreditação

Veja agora as 6 Tendências de mercado que você precisa estar por dentro, para não perder a oportunidade de crescer profissionalmente

  1. As empresas estão investindo cada vez mais em tecnologia. A Acreditação e qualidade estão muito envolvidas com a área tecnológica.

Existe uma comparação entre a gestão de controle de voos com a gestão de hospitais, isso porque o controlador de voo, tem a sua disposição uma serie de telas, são varias as possibilidades de evidenciar a melhor maneira de conduzir, de acordo com cada situação, permitindo a melhor tomada de decisões possíveis, ao mesmo tempo, podemos observar que o administrador, gestor hospitalar, enfermeiros de área, entre outros profissionais que atuam em hospitais também usam recursos tecnológicos para tomar decisões que são tão importantes quanto, para realizarem o acompanhamento em tempo real, acesso aos números, dados e indicadores, proporcionando assim avaliações seguras.

Hoje as tecnologias e inovações estão trazendo essas possibilidades para dentro dos hospitais, para que os gestores tomem as melhores decisões. É importante que o profissional se atende para as novas mudanças e exigências do mercado. Quanto mais rápido as informações chegam para os gestores, maior as chances de tomadas assertivas de decisões.

  1. Outra tendência de mercado são as parcerias entre o setor público e privado, que operam com o intuito de trabalhar na melhoria das prestações de serviço da saúde pública, tornando assim as instituições mais fortes. O setor público não tem a mesma relação financeira com a qualidade dentro de alguns serviços, a uti privada por exemplo pode ter atendimento no setor público e o mesmo paciente do público pode ter a qualidade do setor privado, o que torna a parceria entre esses setores uma oportunidade de melhoria. A tendência pode se tornar uma parceria de grande sucesso.

 

 

  1. A terceira tendência de mercado abordada é sobre a expansão dos planos de saúde privado, a quantidade de profissionais autônomos tem crescido bastante, profissionais que estão saindo do funcionalismo público para empreender.

É importante observar essa mudança no perfil do mercado, no qual os profissionais tem se tornado empreendedores, investidores, empresários e não estão apenas preocupados em ter um trabalho padrão CLT. O profissional precisa ter perspectiva de crescimento e de conhecimento, o auto investimento abre portas para um avanço profissional.

Em meios as mudanças, é necessário que os gestores tenham uma visão para reter os funcionários dentro das empresas, levando em consideração ascensão do mercado para autônomos. É importante a evolução de ideias, não se limitar a pensamentos arcaicos, podendo proporcionar autonomia aos funcionários e desenvolver no colaborador uma visão de que que ele é uma parte do todo.

  1. Uma tendência que em 2019 foi muito forte e permanecerá em 2020 são as fusões e aquisições de instituições e organizações de saúde. Em 2019 o Brasil teve 80 transações entre fusões e aquisições e isso nos revela as grandes movimentações de grandes potencias da saúde se transformando em multipotencias e comprando instituições menores. É importa ressaltar que os profissionais que atuam no mercado da saúde, precisam ter a visão desse movimento.

Durante esse processo de fusão alguns funcionários se sentem inseguros, começa a surgir o medo de perder o trabalho, é importante que o profissional procure inovação através da tecnologia, para não ficar de fora.

É preciso que os novos processos sejam vistos, não como um gasto de dinheiro e sim como uma maneira de investimento, que possibilitara grandes retornos.

  1. A abertura do mercado de saúde para o capital estrangeiro é mais uma tendência de mercado. É importante ter uma acreditação já consolidada, o que resulta em um benefício no momento da negociação, para trazer investidores de fora.

Estar aberto para essas negociações é uma abertura para um crescimento muito grande, empresas estrangeiras podem agregar bastante em relação as tecnologias, algo diferente e inovador.

  1. O aumento da produção local de medicamentos no Brasil já é uma realidade, o Brasil é o sexto maior país no mercado farmacêutico no mundo, ficando atrás apenas das grandes potencias, e a tendência é que passe a ocupar o quinto lugar até 2022.

O fato do Brasil está entre os maiores do mundo na área farmacêutica se torna uma grande oportunidade, isso agrega uma valorização para o profissional e traz muitos benefícios para os pacientes, devido a inovação e tecnologia.

As tendências precisam ser observadas pelo profissional que deseja se destacar no mercado, é necessário ter uma visão mercadológica, para se enquadrar nas áreas de atuações.

É indispensável manter o foco no paciente, a certificação é uma consequência de uma qualidade no serviço prestado, é importante ter uma mudança de cultura para manter a qualidade não apenas no processo de certificação da organização. O ideal é trabalhar dentro das normativas de segurança e qualidade visando segurança e qualidade e ter a acreditação e o reconhecimento como um bônus final.

Por Andreia Kuss, Maryele Senna  e Vanessa Amaral.

 

Confira também:

5 passos para melhorar a sua gestão financeira

Agora você pode ter uma especialização em Goiânia ou na sua cidade, através de uma Pós Graduação EAD ou Presencial. Clique no botão abaixo para conhecer os nossos cursos e faça uma especialização em saúde.