Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. (Ministério da saúde)

O Medical News Today traz a definição de que o vício é uma condição psicológica e física que proporciona ao indivíduo a incapacidade de parar de consumir substancias químicas, mesmo isso causando danos físicos e psicológicos.

O consumo de drogas licitas e ilícitas, sendo ele descontrolado, é um problema que afeta diretamente a sociedade, a dependência química em uma pessoa pode acarretar em uma grande sequência de problemas em casa, contribuindo para a destruição de famílias. O uso indiscriminado de drogas licitas e ilícitas proporciona ao indivíduo vários problemas sociais, dificulta a socialização, descontrole financeiro e emocional, podendo afetar no ambiente de trabalho, estudos e principalmente em casa.

Esse consumo exacerbado coopera para que o usuário seja tolerante a tais substâncias em seu organismo, um fator que ocorre de maneira gradativa, e por consequência dessa resistência adquirida a toxinas, caso o dependente químico deixe de consumir essas substâncias, alguns sinais e sintomas de abstinência irão surgir. O impacto que as drogas e o álcool ocasionam ao organismo de uma pessoa que se tornou dependente das toxinas, pode ser fatal. Consequências como o desenvolvimento de doenças são muito comuns nesses casos, o álcool pode atacar o fígado, pâncreas, coração e vários outros órgãos, enquanto o consumo de drogas pode comprometer diretamente a funcionalidade cerebral, ocasionar desnutrição, depressão entre outras situações de risco.

Procurar Ajuda 

É importante enfatizar que a dependência química é um problema social, ela afeta agressivamente a saúde do indivíduo, esse mesmo meio social pode cooperar significativamente quanto ao auxilio no tratamento de pessoas que enfrentam essa causa. À procura por clínicas especializadas, por psiquiatras e psicólogos são necessárias para a aplicação do tratamento. É substancial que em meio aos profissionais, haja a presença de amigos e familiares, oferecendo apoio e ajuda aos dependentes. Lidar com uma causa como essa não é nada simples, por isso é importante esse suporte dado pelas pessoas que fazem parte do convívio social, sendo indispensável que haja amparo aos que enfrentam esse problema.
Se você estiver enfrentando essa situação, não tenha vergonha ou medo, procure por um profissional, ele irá ajuda-lo da maneira correta.
Agora você pode ter uma especialização em Goiânia ou na sua cidade, faça uma Pós Graduação EAD ou Presencial. Clique no botão abaixo para conhecer os nossos cursos e tenha uma Pós Graduação em saúde.