Dia mundial do câncer, o que isso influencia diretamente na sua vida?

O dia mundial do câncer tem como objetivo trazer a conscientização para a população, visando alertar a todos sobre os perigos que a doença oferece e a importância da prevenção.
Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer é lembrado todo ano em 4 de fevereiro. (INCA)

É preciso ficar atento aos tipos de precauções que estão ao nosso alcance, usando os nossos hábitos a favor da saúde e por meio disso a redução dos riscos de desenvolver a doença.

A alimentação é um ponto forte na prevenção do câncer, por isso é tão importante que as mães amamentem seus filhos até o período de tempo indicado pelos médicos, a amamentação traz vantagens tanto para as mães, quanto para os bebês. “ A amamentação protege as mães do câncer de mama e os bebês do sobrepeso e da obesidade. ” (INCA). Ter hábitos alimentares que não contam com a presença frequente de carnes processadas, alimentos industrializados, ultra processados e açucares é de extrema importância. Aderir a uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal pode proporciona ao organismo muitos benefícios. Atividades físicas são uma combinação excelente com uma alimentação saudável. É importante que você fuja do sedentarismo, escolha algum tipo de atividade que mais combine com você e que possa conciliar com a sua rotina do dia a dia.

Vícios são extremamente nocivos para o organismo, o consumo de nicotina traz danos significativos, o cigarro contém diversas substancias tóxicas em sua composição, e em meio a essas substancias, várias são cancerígenas. A fundação do câncer nos traz algumas informações relevantes sobre isso, “ O tabagismo é causa primária de 30% de todos os cânceres e responde por 22% das mortes causadas pela doença. Os tipos de câncer mais comuns entre os fumantes são pulmão, cabeça e pescoço, bexiga, rim, esôfago, pâncreas, cólon, reto e esôfago. Cerca de 20% dos fumantes desenvolvem câncer de pulmão, doença que tem alta letalidade e decorre do tabagismo em 90% dos casos. ” Por consequência disso, a expectativa de vida de um fumante é menor se comparado a pessoas que não carregam esse habito.

A ingestão de bebidas alcoólicas é outro fator que precisamos levar em consideração, especialmente sendo um consumo abusivo, pode causar grande impacto a saúde. O Medical News Today relata algumas doenças causadas pelo consumo de bebida alcoólica, como doença hepática (doenças do fígado), pancreatite que é uma inflamação no pâncreas, disfunções do sistema imunológico, úlceras e problemas gastrointestinais, o consumo crônico de álcool pode aumentar o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer, entre outras doenças.

Mantenha seus exames em dias, sempre que possível faça acompanhamento médico, prevenções de câncer no colo do útero, mama e próstata são extremamente importantes.

Evite exposição a agentes e formulas que contém composições cancerígenas, muitas vezes encontradas em produtos de limpeza e cosméticos. Faça pesquisas, descubra sobre composições agressivas a saúde, conheça os produtos que fazem parte do seu dia a dia, que entram em contato diretamente com a sua pele e organismo.

Precisamos nos conscientizar, existem vários hábitos que podemos aderir para a obtenção de uma qualidade de vida melhor, a mudança não precisa ser severa, é importante ressaltar que cada pessoa tem uma realidade diferente da outra, ou seja, você pode começar com o que estiver ao seu alcance, uma mudança de habito que seja já irá influenciar no resultado final.

É importante que haja uma mobilização dos órgãos públicos e privados no momento da conscientização sobre a causa. Atitudes preventivas são indispensáveis, estimular a população a ter ações como essas, pode ocasionar um resultado significante na redução de diversas doenças. A OMS (Organização Mundial da Saúde) declara que 30% dos casos de câncer seriam evitáveis caso o paciente tomasse atitudes preventivas.

Confira também:

Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Qualidade de vida e Hemodiálise

Agora você pode ter uma especialização em Goiânia ou na sua cidade, faça uma Pós Graduação EAD ou Presencial. Clique no botão abaixo para conhecer os nossos cursos e tenha uma Pós Graduação em saúde.