Dia do Farmacêutico

O dia 20 de fevereiro é uma data especial para os farmacêuticos, e traz o objetivo de homenagear os profissionais dessa área. O Conselho federal de farmácia nos revela que essa data foi escolhida pelo farmacêutico Oto Serpa Grandado, que questionou ‘’Por que não temos o nosso dia?’’. O questionamento resultou na proposta da data para representar o dia do profissional formado no curso superior de farmácia. O Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de janeiro como o Dia do Farmacêutico.

Algumas das funções que o profissional exerce é o estimulo do uso racional de medicamentos, a dispensa de medicamentos e a manipulação de formulas, essas atividades estão entre as mais importantes da área.

O profissional de farmácia pode atuar em farmácias hospitalares, laboratórios toxicológicos, análises clínicas, instituições de saúde pública, indústrias farmacêuticas, alimentícias ou cosméticas, entre outras.

O farmacêutico compõe o âmbito da saúde exercendo sua função com bastante dedicação e cooperando para o bem-estar da população. É importante a valorização dessa profissão, que tem fins tão significativos na sociedade.