"> Cuidados indispensáveis para manter a sua saúde em dia – ITH Pós-Graduação na Saúde

Cuidados indispensáveis para manter a sua saúde em dia

Manter a saúde em dia, é de extrema importância. É necessário que haja um cuidado diário, ao manter hábitos saudáveis o seu corpo e mente conseguem encontrar um equilíbrio. Invista tempo em autocuidado e persista em ter hábitos que fazem bem tanto para o seu corpo, quanto para a sua mente.

A prevenção de doenças, depende diretamente de você e dos hábitos que você cultiva, aos que desejam de ter uma vida longa e saudável é necessário que entendam que ‘’Saúde não significa ausência de doenças, e sim o completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo. OMS.’’

O que você tem feito para manter a sua saúde em dia e por consequência disso, ter uma qualidade de vida maior?

Veja alguns cuidados que são indispensáveis, para manter uma rotina composta por hábitos saudáveis:

  • Atividade física

São muitos os benefícios que uma prática regular de atividade física pode trazer ao nosso corpo. Faça com que a realização de exercícios físicos estejam presentes na sua rotina, pelo menos de três a cinco vezes por semana, isso aliviará diretamente o seu estresse, pode controlar o seu peso, e acarretará em reduzir possíveis doenças, como câncer, pressão alta, entre muitas outras. Vale ressaltar que ainda que você tenha alguma restrição de saúde e não possa praticar exercícios mais pesados, algumas opções como caminhadas, pilates ou outra atividade de baixo impacto, são indicados.

A prática de atividade física faz bem para a mente e o corpo. Além da redução do risco de várias doenças, a atividade física fortalece ossos e músculos, reduz também a ansiedade e estresse e melhora a disposição e estimula o convívio social segundo a Organização Mundial de Saúde.

  • Hidratação e alimentação

A alimentação é um fator crucial quando diz respeito a saúde do nosso corpo e mente, é extremamente importante buscar por uma alimentação equilibrada, rica em variedade, explorando os grupos alimentares de forma balanceada, isso para que o seu organismo receba todos os nutrientes que ele precisa. Uma alimentação inadequada pode acarretar em várias doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão e alguns tipos de cânceres. A ingestão de gordura, industrializados, embutidos e demais alimentos ultra processados, devem ser evitados sempre que possível, é necessário que haja também o controle de suas porções de açúcar e sal. Um grande impacto pode ser ocasionado a saúde dos que cultivam um alto consumo desses alimentos, trazendo grandes prejuízos a saúde física e mental. A ingestão de bons alimentos faz toda a diferença e mantem a energia e saúde do seu corpo.

Vale ressaltar a importância de sempre manter o seu corpo hidratado, beba pelo menos dois litros de água por dia é fundamental, não deixe para consumir água apenas quando sentir sede. Priorize o consumo de água com uma frequência maior, faça disso um habito na sua rotina diária.  A água atua em todas as funções do corpo, como a circulação, digestão, excreção e permite que a temperatura do corpo seja mantida.

  • Sono

Dormir bem é essencial para manter o sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Por isso o sono é tão importante, para nossa saúde. Fique atento a qualidade do seu sono diário, pouco descanso e horas dormidas, promovem um desequilíbrio em todo o organismo, prejudicando a saúde.

‘’Procure ir para a cama sempre no mesmo horário. O metabolismo demora alguns dias para se acostumar com oscilações no horário do sono, por isso tente manter uma rotina todos os dias, inclusive nos fins de semana.’’ Drauzio Varella.

  • Elimine hábitos nocivos

Fumar e beber em excesso são hábitos que podem comprometer todos os seus esforços para manter a saúde em dia. Vale lembrar que o câncer de pulmão, boca, esôfago e garganta tem ligação direta com o tabaco. Entenda como hábitos assim, afetam drasticamente a saúde. https://ithpos.com.br/blog/dia-nacional-de-combate-as-drogas-e-ao-alcoolismo

  • Vida sexual

Vários estudos científicos revelam que ter uma vida sexual ativa, pode trazer muitos benefícios para a sua saúde física e mental. Podendo aliviar crises de enxaqueca, trazer um aspecto melhor para a pele, coopera para uma noite de sono bem dormida, ajuda no alivio das cólicas na TPM, o estresse tende a diminuir, dentre muitos outros benefícios.

‘’Um estudo feito pela Wilkes University, nos Estados Unidos, mostrou que uma vida sexual ativa aumenta os níveis de um anticorpo conhecido como IgA, responsável pela proteção do organismo de infecções, gripes e resfriados.’’ Minhavida.

Reforce os cuidados com a saúde sexual, previna as doenças sexualmente transmissíveis. É importante ressaltar que o sexo precisa ser seguro, não abrir mão do preservativo nesse momento, é essencial.

  • Exames de rotina

Os exames de rotina têm variações de pessoa para pessoa, levando em consideração o sexo, a idade e a saúde, sendo todos, no entanto, fundamentais para a prevenção e a utilização do devido tratamento de possíveis doenças, partindo dos resultados dos exames. Procure seu médico para exames de rotina, pelo menos uma vez ao ano, esse monitoramento é fundamental, desta forma você poderá prevenir o aparecimento de algumas doenças e contribuirá para a proteção da sua saúde.

A prevenção é essencial para garantir que você tenha uma boa qualidade de vida, manter hábitos saudáveis é a melhor opção para quem deseja viver por mais tempo.

Cuide-se!

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