Cuidados com a saúde no verão

O verão é uma das estações que mais combinam com o Brasil, por ser tão conhecido como um país tropical, dando início logo após a primavera, do dia 21 de dezembro ao dia 21 de março.

Nós sabemos que o verão é composto pelas altas temperaturas, dias longos e quentes, com noites mais curtas, essa estação também vem acompanhada de férias e festas com muitas praias e piscinas envolvidas.

Em meio a tanto entretenimento que ocorre durante esse período, muitas pessoas se esquecem dos cuidados necessários, cuidados esses que precisam ser redobrados no verão, devido ao aumento de radiação solar nesse período, o que coopera para desidratação, queimaduras, aumento das chances de câncer de pele, entre outras adversidades.

Dicas de cuidados com a saúde no verão

•    Filtro solar
O uso do filtro solar precisa ser um hábito diário, é de extrema importância que o protetor esteja presente tanto no rosto quanto no corpo, o fato é que durante o verão o filtro deve ser aplicado com uma intensidade maior, especialmente nos momentos de exposição mais longa ao sol, lembrando que a proteção capilar também é substancial, para manter os fios e o couro cabeludo protegidos contra os danos nocivos da exposição ao sol

•    Alimentação e o consumo de líquidos
Ter uma alimentação saudável é indispensável durante todas as estações, mas vale reforçar que durante o verão, o consumo de alimentos como frutas e legumes com alto teor de água e fibras e com baixo teor de carboidratos são muito bem-vindos, dê preferência aos alimentos mais leves que facilitam a digestão, se possível evite comida de rua com frequência.
É necessário que haja um consumo de 2 a 3 litros de água por dia, a ingestão de líquidos é muito importante para evitar desidratação, dores de cabeça, entre outros. Podendo conciliar a água com o consumo de sucos naturais, chás gelado e água de coco, vale reforçar que a água não deve ser substituída por outros líquidos. A água regula a temperatura corporal e traz vários benefícios ao organismo.

•    Proliferação de fungos
O verão traz uma umidade maior, devido ao excesso de transpiração do corpo, juntamente com areia, praia e piscina, e a quantidade de tempo que sujeitamos o corpo com peças de roupas molhadas ou úmidas, o que acarreta em uma grande proliferação de fungos.
É importante manter a pele seca, isso evitará algumas doenças, dê uma atenção maior as regiões que tendem a transpirar mais, reforce o cuidado com os pés e regiões íntimas, para evitar micoses, candidíase, entre outros.

•    Cuidados com a pele
Além do protetor solar é importante ressaltar a importância de outros cuidados, ter uma pele limpa e hidratada é fundamental, pois o uso de um hidratante correto proporciona a quantidade ideal de água, que evita o ressecamento da pele.

•    Contato com o sol
A exposição ao sol entre as 10:00 e as 16:00 horas deve ser evitada ao máximo, esses horários proporcionam os momentos mais quentes do dia, comprometendo a saúde, o que por sua vez pode acabar ocorrendo insolação e queimaduras na pele.
Os cuidados com o corpo são indispensáveis, assim você pode aproveitar o verão enquanto preserva a sua saúde.