Enfermagem

Pós-graduação Master em Acreditação Hospitalar e Controle de Qualidade: por que investir?

Com o objetivo de reduzir custos e alcançar excelência nos atendimentos, os estabelecimentos de saúde estão buscando melhorar a capacitação dos recursos humanos, uniformizar os processos e automatizar as estratégias administrativas. E como conseguem essa máxima? Com o curso em Acreditação e Controle de Qualidade. 

Continue a leitura e entenda melhor

Através dele, a instituição de saúde garante confiabilidade, atesta a eficiência das suas estratégias de gerência e produz parâmetros seguros de melhoria contínua.

 
No que consiste o curso de Acreditação Hospitalar e Controle de Qualidade?


Primeiramente, é necessário observarmos que acreditação hospitalar não é o mesmo que certificação hospitalar. Os dois dizem respeito à adequação a leis, regulamentações e normas técnicas formatadas pelas entidades certificadoras.

A diferença é que as acreditações estão voltadas para qualidades mais técnicas que as certificações, avaliando menos os procedimentos.

É importante lembrar que o método não é caracterizado como uma fiscalização, mas, sim, uma maneira de promover educação continuada. 

Objetivos do curso de Acreditação Hospitalar e Controle de Qualidade


O curso de Acreditação Hospitalar e Controle de Qualidade tem como principal objetivo desenvolver os aspectos estratégicos do profissional e também:

1) Otimizar a utilização dos insumos;
2) Aumentar a produtividade dos profissionais;
3) Personalizar os processos realizados dentro do ambiente hospitalar.

O principal objetivo do curso de Acreditação Hospitalar e Controle de Qualidade é avaliar toda a instituição para garantir excelência na prestação de serviços em todos os setores. 

Modelos de certificação hospitalar

Existem vários modelos de certificação. A Joint Commission International consiste em uma ONG, criada em 1994, com atuação em mais de 90 países. Os principais parâmetros adotados por essa entidade se dão sobre os direitos dos pacientes e familiares, utilização de indicadores de segurança internacionais, acesso ao tratamento, sua continuidade e a capacitação dos profissionais de saúde.

Outra acreditação de nível internacional é a NIAHO (Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde), que tem várias normas focadas na conquista de resultados mais eficientes. Seu grande diferencial está nos ensinamentos e conhecimentos em gestão de riscos que ela proporciona.

Outro modelo é a HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), que consiste numa corporação sem fins lucrativos, com a missão de utilizar a tecnologia da informação para melhorar a assistência e a prestação dos serviços em hospitais.

Essa acreditação se baseia nos requisitos mínimos que um hospital deve obter para a utilização de um prontuário eletrônico. Em toda a América Latina, apenas um hospital tem o nível mais alto dessa acreditação.

Tem também o modelo Accreditation Canada, que tem como principal objetivo capacitar os hospitais para atuarem com extrema qualidade e segurança, garantindo a alta performance na operação. 

Fundamentado em três princípios (governança clínica, medicina de evidência e sobrecarga dos colaboradores), essa acreditação permite que haja um completo entendimento dos processos e implica na eliminação do fluxo de padronização.

No Brasil, o principal deles é a ONA (Organização Nacional de Acreditação). Ela é uma das principais instituições brasileiras relacionadas à qualidade dos serviços de saúde e à segurança do paciente. 

Os hospitais e demais organizações da área de saúde optam por ela por permitir uma melhora nos quesitos de gestão, elevação da qualidade dos serviços, maior segurança dos profissionais e pacientes e a valorização da marca.

Existem 3 graus para o curso Acreditação Hospitalar e Controle de Qualidade

•    Acreditado:

Aqui ele é responsável por processos ligados à segurança dos pacientes.

•    Acreditado Pleno:

O grau de acreditado pleno tem um adicional para a organização, que é ter planejamento e organização na gestão integrada.

•    Acreditado com Excelência:

A acreditação com excelência é o nível mais completo. Ela engloba todas as premissas e procedimentos para fazer com que o hospital tenha excelência na gestão. Além disso, ela permite que a organização tenha uma cultura organizacional propícia para sempre buscar melhorias, visando resultados positivos e a consolidação da marca no mercado.

Com o curso de Acreditação Hospitalar e Controle de Qualidade do ITH, os resultados apresentados garantem uma harmonia nos processos internos, atingindo um grau de excelência, reduzindo a burocracia e otimizando o tempo dos profissionais de saúde, o que permite que eles possam ser mais produtivos e prestar um melhor atendimento.

Conheça a Pós-graduação Master em Acreditação Hospitalar e Controle de Qualidade  do ITH.

http://www.ithpos.com.br/curso/pos-graduacao-master-em-qualidade-e-acreditacao-em-saude

MATRIZ - Goiânia


Endereço: Rua 87 nº 523, Setor Sul. CEP: 74.093-300

">Ver no mapa

Ver outras unidades