Coluna Dorsal

5 Dicas para você que está fazendo home office durante a quarentena

O home office é uma expressão inglesa que significa “escritório em casa”, na tradução literal para a língua portuguesa, porém muitos trabalham em outros locais fora do escritório também, além da própria casa. 
Hoje em dia o home office está presente na vida de muitos, é uma realidade que foi adotada por várias empresas, a fim de possibilitar aos funcionários a opção de trabalhar em casa. 
Nos últimos dias, o home office tem se popularizado mais do que nunca, devido a pandemia que estamos enfrentando atualmente. Muitas empresas permitiram que seus funcionários fizessem home office, para evitar contatos com outras pessoas e reduzir a disseminação do contagio. É de extrema importância aderir todos os métodos que ajudam a diminuir a propagação do Vírus, por isso a necessidade do trabalho em casa. 
Aos que enfrentam dificuldades para ser produtivo trabalhando em casa e gostariam de manter o foco e aproveitar o momento para não perder a oportunidades de crescer, mesmo estando em casa, que é um ambiente de grande distração, veja algumas dicas:

1-    Evite as distrações 
Como já falado, a nossa casa é um ambiente repleto de distrações, e isso pode ser um fator decisivo no momento do trabalho, podendo atrapalhar a sua produtividade. Caso necessário, para que não haja distrações, opte por colocar o seu celular no modo silencioso, deixe a televisão desligada, evite a interação nas redes socias pessoais, exceto as interações que dizem respeito ao seu trabalho. 

2-    Organização 
Não pense que o fato de você estar trabalhando em casa irá alterar os prazos de entrega. Evite a procrastinação, faça o que tem que ser feito no devido tempo, mostre resultados. É importante que haja uma programação para que você não perca o controle das atividades que precisam ser realizadas. Uma rotina de trabalho é necessária em todos os locais de trabalho, mas especialmente se for realizado em casa, a organização coopera para um melhor desempenho no momento da produção.  



3-    Momentos de descanso 
Organize seu tempo de descanso, defina seus horários de almoço, por exeplo. As pausas são necessárias, durante a sua jornada de trabalho. O planejamento dessas pausas vai auxiliar bastante na sua rotina de trabalho. Assim não haverá exaustão e você poderá retornar ao trabalho e ter um desemprenho melhor ainda, por ter aliviado a tensão através de outras atividades. 

4-    Escolha o local da sua casa 
A escolha do local onde o trabalho será executado, é um fator essencial. As condições de trabalho no escritório de uma empresa, são completamente diferentes da realidade de um cenário em casa, por isso é necessário que você improvise um ambiente profissional, da melhor maneira possível. Procure montar uma estrutura adequada para a realização do seu trabalho, assim você diminuirá as possibilidades de algo que possa vir atrapalhar o seu desemprenho. 

5-    Metas 
Para que você consiga ser produtivo, todas as dicas acima são extremamente importantes, entretanto a definição de metas ocupa uma posição indispensável, não apenas quando se diz respeito ao home office. Estabelecer metas diárias irá agregar bastante na sua rotina, através delas você saberá como está sendo sua produtividade, se você está atingindo ou não o seu objetivo. 

Para auxiliar nesse novo processo, caso seja algo recentemente aderido pela sua empresa ou por você, compartilhe experiências com a equipe, através de fotos, no momento de trabalho ou nos intervalos, como seu horário de almoço, as reuniões por chamadas de vídeos também são indispensáveis. Mostrar positividade uns para com os outros é muito importante, nesse momento.
Durante esse período muitos desafios vão surgir, é importante manter a paciência e tentar se adequar da melhor maneira possível, a adaptação é um andamento que na maioria das vezes não ocorre rapidamente, mas tudo irá depender da sua disposição de manter o foco e não esquecer que durante todo esse processo de conciliar a nova rotina de trabalho com as preocupações relacionadas a pandemia, é necessário que você cuide da sua saúde física e mental. 

MATRIZ - GOIÂNIA


Endereço: Rua 203 nº 344, Setor Leste Universitário. CEP: 74.603-060

">Ver no mapa

Ver outras unidades